Morar Bem - Retomada de Habitacionais

Atualmente, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), mobiliza esforços para repassar 4.505 unidades, algumas delas já foram entregues em 2023.

Deste total de obras atrasadas, paralisadas ou invadidas, 1.150 unidades habitacionais estão em andamento. São os imóveis dos residenciais Jurema (248) em Bezerros e Vanete Almeida (902) em Serra Talhada. Esse número, somado às 1.714 unidades que estão em tratativas avançadas com a Caixa e com o Ministério das Cidades, representa um universo de entrega efetiva de 2.864 habitações para os próximos meses.

As retomadas envolvem articulação da Seduh com a Casa Civil,  Ministério das Cidades, bancos e entidades ligadas aos projetos. 

Em 2023, 736 imóveis já foram entregues aos seus donos depois da intervenção do Estado através do Morar Bem PE, nos residenciais Jordão (272) em Jaboatão, Severino Quirino (192) em Caruaru e Mulheres de Tejucupapo (272), no Recife.

Entre os empreendimentos que estão em processo de resgate (2.864), estão as 53 casas do Residencial Vitória do Forte, em Itamaracá, e do conjunto Fazenda Santa Clara II Etapa 1 (395 unidades) e Etapa 2 (458) em Barreiros, totalizando 906 imóveis.

Há também as obras de 508 unidades habitacionais que estão em processo de retomada através da portaria MCID 727 do Minha Casa Minha Vida FAR (Fundo de Arrendamento Residencial)

Este trabalho do Estado vem sendo bancado pelo Fundo de Habitação de Interesse Social (Fehis), administrado pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) a partir dos aportes realizados pela Pernambuco Participações S.A. A Perpart é a empresa gestora dos ativos do Estado e, através de alienação de imóveis subutilizados do governo, já captou R$ 7,7 milhões para o Fehis desde o ano passado.