Obras

Governo de Pernambuco investe mais de R$ 64 milhões na reforma, ampliação e requalificação do Hospital da Restauração

Article image Prazo previsto para a execução dos serviços é de nove meses a partir da data de emissão da ordem de serviço

Após as intervenções, HR deve aumentar área construída em mais de 500 m² assegurando a continuidade, a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população

O Governo de Pernambuco, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), órgão ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE), publicou no último sábado (24) o aviso de abertura de processo licitatório para a contratação de empresa especializada para execução de obras de reforma, requalificação e ampliação da infraestrutura física de área construída no Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, administrado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).  

“A transformação no Hospital da Restauração já começou. Já entregamos a ala norte do 7º andar e estamos perto de finalizar o 6º e o 8º andares. Também já foram entregues a endoscopia, a central de laudos, a UTI Pediátrica totalmente requalificada, a patologia e a ressonância e tem muito mais ainda, como diz a nossa governadora Raquel Lyra, “o trabalho tem começo, meio e não tem fim”. Também não podemos esquecer da emblemática fachada. Quem passa pela área central do Recife vê, de longe, as transformações do Hospital da Restauração e, agora, com a publicação do edital, teremos esses investimentos para garantir ainda mais assistência à população”, explicou a Secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

O investimento estimado para a obra totaliza R$ 64.231.608,94. O prazo previsto para a execução dos serviços é de nove meses a partir da data de emissão da ordem de serviço. O edital e seus anexos já estão disponíveis no site da Cehab (www.cehab.pe.gov.br) e no sistema do Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspúblicas.com.br). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3182-7500 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Hospital da Restauração (HR) exerce papel estratégico na rede estadual de saúde, funcionando como referência macrorregional para atendimento de média e alta complexidade, nas áreas de trauma, urgência e emergência, neurologia, cirurgia geral e terapia intensiva, atendendo pacientes oriundos de todo o Estado de Pernambuco e, de forma recorrente, de unidades federativas vizinhas.

A ampliação e requalificação da infraestrutura física permitirão a criação de ambientes mais modernos, seguros, eficientes e humanizados ampliando e qualificando setores críticos como ambulatório, emergência, enfermarias, unidades de terapia intensiva, áreas técnicas e de apoio diagnóstico e terapêutico, além de proporcionar melhores condições de trabalho às equipes de saúde e maior segurança aos pacientes e visitantes.

“Com relação ao edital, a reforma contempla a melhoria do transporte vertical do HR, que além de estar recebendo seis elevadores novos, vai ganhar mais duas torres de elevador. A parte de urbanização será feita de forma completa e, do térreo ao terceiro andar, todos os pavimentos receberão a qualificação. Nós lembramos que a SES-PE já fez requalificações em diversas áreas do HR. Entre elas, destacam-se os trabalhos na Sala de Endoscopia, na UTI Pediátrica do Hospital e na Central de Laudos”, pontua o secretário executivo de Infraestrutura da SES-PE, Victor Palacio.

Atualmente o HR está instalado em um terreno com área aproximada de 20.376 m² e possui edificação existente com área construída da ordem de 25.596,02 m², distribuída do pavimento térreo ao 9º pavimento. Lá estão instalados setores essenciais como emergência geral, centro de diagnóstico por imagem, unidade de hemodinâmica, unidades de terapia intensiva, bloco cirúrgico, central de material esterilizado (CME), enfermarias, além de áreas administrativas, técnicas e de apoio.

“O projeto de reforma, requalificação e ampliação do HR contempla intervenções tanto sobre a edificação existente quanto sobre áreas externas e blocos de apoio, incluindo demolições pontuais, novas construções e implantação de infraestrutura técnica de 844,24 m². Após a execução das obras, o hospital deve atingir 26.148,42 m² de área construída. Definitivamente a Cehab, enquanto órgão de monitoramento e fiscalização das obras, está contribuindo para um dos maiores projetos de reestruturação da infraestrutura da saúde já realizados no Estado”, afirma o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

A execução de serviços de reforma, ampliação e requalificação do Hospital da Restauração, com o objetivo de atender à elevada e crescente demanda assistencial da unidade, que opera de forma ininterrupta e frequentemente no limite de sua capacidade instalada, reorganizar e otimizar os fluxos internos de pacientes, profissionais, insumos e resíduos, promover a ampliação e modernização das áreas assistenciais, técnicas, administrativas e de apoio, bem como adequar a edificação às normas técnicas vigentes relativas à segurança contra incêndio e pânico, acessibilidade universal, conforto ambiental, controle de infecção hospitalar, eficiência operacional e sustentabilidade.

Considerando a complexidade das intervenções propostas e a necessidade de manutenção integral das atividades assistenciais durante todo o período de obras, a execução foi estruturada de forma faseada, de modo a permitir a adequada gestão técnica, operacional e financeira, além da mitigação de riscos assistenciais e operacionais, garantindo a segurança dos usuários e a integridade dos sistemas críticos.

A intervenção abrange a reforma e requalificação dos pavimentos do térreo ao 9º pavimento, a implantação das torres de circulação vertical central e norte, com elevadores e escadas de emergência, a implantação do bloco técnico, da central de gases medicinais, da casa de bombas e das diversas guaritas de serviço, de acesso e saída de ambulâncias, de estacionamento e de visitantes, além da requalificação dos estacionamentos público e privativo.

Abrange ainda a requalificação da infraestrutura externa do complexo hospitalar, incluindo sistemas de drenagem urbana, redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, reservatórios de retenção de águas pluviais, pavimentação, acessos, estacionamentos, paisagismo, iluminação pública e sinalização, assegurando a integração funcional do hospital com o entorno urbano e o atendimento aos parâmetros ambientais e de sustentabilidade.

O hospital possui uma grande importância social como centro formador para a saúde de Pernambuco. Encontram-se no HR os melhores e mais experientes profissionais das diversas categorias, favorecendo o treinamento em serviço, o aperfeiçoamento profissional e a melhoria da qualidade da assistência aos usuários do SUS.