Programas

Em audiência na Alepe, Morar Bem PE é reconhecido como avanço na habitação de Pernambuco

Article image

O Governo de Pernambuco, por meio Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE), Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab-PE) e Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart-PE), marcou presença na 1ª Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular em Pernambuco. Proposto pelo deputado estadual João Paulo, o encontro aconteceu, nesta quinta-feira (8), no Auditório Senador Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa (Alepe), lotado por lideranças e participantes de diversos movimentos sociais.

O reconhecimento de que o Governo do Estado está avançando na área de projetos de habitação popular, capitaneados pelo inédito e bem estruturado programa Morar Bem PE, e a parceria fundamental com o governo federal, com retomadas de obras e aportes de recursos, foram a tônica da reunião, em meio a apresentações, sugestões e críticas construtivas que fortalecem essa luta que é de todos os pernambucanos.

Participaram a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes; o secretário executivo estadual de Periferias, Pedro Ribeiro; o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; e o diretor-presidente da Perpart S/A, Francisco Amaral.

Também foram convidados a fazer parte da mesa diretora a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães; o deputado estadual Doriel Barros, presidente do PT-PE; o arquiteto e urbanista André Araripe, representante da ONG Fase-PE; a coordenadora do MTST-PE Lídia Brunes; e o secretário de Habitação do município de Ipojuca, João Paulo Oliveira.

Na reunião o foco do debate foi o déficit habitacional em Pernambuco. Além dos avanços que vêm sendo obtidos nos dois últimos anos no Estado, com os investimentos das gestões federal e estadual, foram ouvidos os problemas que vêm sendo enfrentados pela população, especialmente na Região Metropolitana do Recife (RMR). Atualmente Pernambuco tem uma deficiência de 327 mil habitações, sendo 85% delas concentradas em áreas urbanas.

“Criamos a Frente Parlamentar entendendo a importância que significa uma moradia para uma família, a necessidade de ter um teto para ser abrigar”, ressaltou o presidente da mesa, João Paulo, iniciando os trabalhos.

A secretária estadual Simone Nunes apresentou os avanços obtidos com o Morar Bem PE, que traz eixos de atuação como o Reforma do Lar, que transforma moradias que estão em situação precária, o Entrada Garantida, que atende famílias com renda de até dois salários mínimos concedendo um valor de R$ 20 mil para a entrada da casa própria, a retomada de obras fruto da parceria com o Governo Federal, a doação de terrenos para projetos do  Minha Casa Minha Vida FAR e FDS e o grupo de trabalho criado para atender essas modalidades do programa federal.

“Hoje Pernambuco tem uma política de habitação consolidada que tira dinheiro dos cofres do Estado para promover melhoria habitacional, promover empreendimentos como os da Minha Casa Minha Vida Entidades e Far”, declarou Simone.

"A parceria com o Governo do Estado é fundamental para que as obras fossem retomadas com aporte de recursos estaduais", enfatizou a vice-presidente da Caixa.

Representante do Conselho das Cidades e coordenadora do MTST/PE, Lídia Brunes falou sobre o trabalho do programa Morar Bem PE. "A gente entende que hoje a gente tem uma parceria voltada para o nosso povo, o programa hoje ele dialoga com as nossas necessidades e vários movimentos estão com terrenos doados", afirmou.