Habitabilidade é uma expressão que envolve não só a unidade habitacional em si (construção ou melhoria do material construtivo). É um conceito que envolve várias dimensões que afetam a qualidade da moradia desde o projeto, matéria construtivo até componentes externos que precisam ser considerados como a segurança da posse da terra, o traçado e a morfologia do assentamento, a infraestrutura de abastecimento d’água , esgoto, drenagem, coleta e destino dos resíduos sólidos e sistema viário, os serviços públicos como transporte, segurança e equipamentos comunitários e as condições de acesso e mobilidade.
Órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a CEHAB tem como missão atuar na redução do déficit habitacional do Estado por meio da racionalização dos problemas habitacionais de interesse social, em parceria com as Prefeituras Municipais, a Caixa Econômica e o Governo Federal.
Além disso, a CEHAB tem como objetivo promover a qualidade de moradia, desenvolver projetos de urbanização para as comunidades carentes, a regularização fundiária, assistência técnica gratuita e a implantação de programas e projetos habitacionais com o intuito de facilitar o acesso à casa própria, assegurando, assim, a melhoria da qualidade de vida das famílias e a convivência social.
Missão:
A Companhia Estadual de Habitação e Obras – CEHAB tem como missão planejar, acompanhar e desenvolver as intervenções de obras estratégicas do estado de Pernambuco, garantindo maior eficiência na aplicação de recursos destinados a investimentos em equipamentos públicos e nas políticas da públicas de habitação e desenvolvimento urbano do estado de Pernambuco.
Planejar, acompanhar e desenvolver a política de subsídio à habitação popular;
Promover políticas de regularização fundiária em áreas do Governo do Estado ocupadas por população de baixa renda e promover a regularização fundiária dos imóveis pertencentes ao Estado.
Visão:
A Companhia Estadual de Habitação e Obras terá como objetivo viabilizar maior governança e eficiência na aplicação de recursos públicos a partir da execução centralizada de obras estratégicas do estado de Pernambuco, além de promover a qualidade de moradia, a regularização fundiária e a implantação de programas e projetos de desenvolvimento urbano com o intuito de reduzir o déficit habitacional, assegurando, assim, a melhoria da qualidade de vida das famílias e a convivência social.
Valores:
Integridade, ética, responsabilidade social, respeito, trabalho em equipe, inovação e eficiência.