A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e a Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) venceram quatro categorias do Prêmio Selo do Mérito ABC, da Associação Brasileira de Cohabs. A entrega foi realizada nesta sexta-feira (6/12), durante o Fórum Nacional de Habitação, em Curitiba.
A Seduh recebeu o prêmio em duas categorias: Melhorias Habitacionais e Melhoria da Gestão da HIS (Habitação de Interesse Social), respectivamente com o projeto Reforma no Lar, do Programa Morar Bem, e pela implementação do grupo de trabalho do Minha Casa, Minha Vida nas faixas FAR e FDS, que tem o objetivo de acelerar a contratação dos habitacionais financiados pelo programa federal.
A Perpart venceu na categoria Regularização Fundiária e Edilícia com o Residencial Capibaribe 1, no município de São Lourenço da Mata. Esse projeto tem garantido a segurança jurídica para muitas famílias e já rendeu a entrega de 752 títulos de propriedade sem custos para as famílias moradoras do núcleo habitacional.
A Cehab foi premiada na categoria Uso ou Desenvolvimento de Novas Tecnologias ou Sistemas Alternativos, com o projeto de retomada das obras do Residencial Jurema, no município de Bezerros. O projeto inovador, inclui a instalação de paineis solares e fogões tipo cooktop de indução nas 248 residências. Isso significa sustentabilidade e independência relativa ao custo do botijão de gás, o que contribui para a qualidade de vida dos moradores.
“Pelo segundo ano consecutivo, a Cehab é premiada no Prêmio ABC. Dessa vez, nós da Seduh, Cehab e Perpart, vencemos em quatro categorias na edição 2024 dessa que é a maior premiação de habitação de interesse social do país. A gente fica feliz porque a política habitacional de Pernambuco vem sendo reconhecida em diversas frentes. Então, é um motivo de bastante orgulho para o governo de Pernambuco”, diz a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Simone Nunes.
“A Perpart pela primeira vez recebe o Prêmio Selo de Mérito ABC, o maior da habitação de interesse social do País. Preciso agradecer a governadora Raquel Lyra e a secretária Simone Nunes pela condução do Programa Morar Bem Pernambuco”, afirma o presidente da Perpart, Francisco Amaral. Ele dedicou o prêmio à equipe da Perpart que trabalhou na regularização fundiária do Parque Capibaribe.
“Com a energia solar, as famílias vão economizar na conta de energia, e com o cooktop, irão economizar um botijão de gás, cerca de 120 reais por mês. Das quatro modalidades em que nos inscrevemos para o prêmio da ABC, o governo do estado foi contemplado e premiado em todas”, acrescenta o secretário Executivo de Habitação, André Fonseca.
“Para a Cehab, conseguir ser premiado pelo segundo ano consecutivo é o reconhecimento que estamos no caminho certo e desta vez na categoria de inovação, em um projeto inédito que pode servir de exemplo para os habitacionais de todo o país”, destacou Paulo Lira, diretor-presidente da Cehab.
O Selo do Mérito ABC/FNSHDU é uma premiação que visa reconhecer os melhores projetos habitacionais de Interesse Social, com foco no enfrentamento dos problemas históricos de irregularidade fundiária e risco, além de incentivar a adoção de novas tecnologias no setor habitacional.
Em 2023, a Cehab também foi agraciada com o prêmio com o Morar Bem Pernambuco – Entrada Garantida, que concede R$ 20 mil a famílias de baixa renda para a compra da casa própria, ampliando o acesso à moradia digna em todo o Estado.