Notícia publicada em 05/08/2017 | 15:10

SecHab promove ação em comemoração ao Dia Nacional da Saúde

Destacar a importância de cuidar da nossa saúde com o objetivo de ter uma melhor qualidade de vida, entrega de materiais educativos e de kits de higiene pessoal, bem como orientações sobre DST e de combate ao mosquito Aedes Aegypti foram algumas das atividades promovidas para os servidores da Secretaria de Habitação de Pernambuco (SecHab) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), na última sexta-feira (4/08). A ação marcou antecipadamente o Dia Nacional da Saúde, comemorado no sábado (5/08).

A iniciativa contou com a parceria da equipe do Distrito Sanitário II, da Secretaria Municipal de Saúde do Recife, que participou do evento conscientizando sobre os temas. A cirurgiã-dentista Roberta Santos, que integra o grupo, falou sobre os cuidados necessários para a saúde bucal. “A boca não é separada do corpo. É preciso fazer a prevenção e escovar os dentes após as principais refeições. Lembrem que se estivermos com uma saúde bucal boa, estaremos cuidando da saúde do nosso corpo como um todo”, declarou aos servidores. Na ocasião, foram distribuídos kits de saúde bucal composto de escova e pasta de dentes.

Já o coordenador de Educação e Saúde do Distrito Sanitário II, Edvaldo Lopes, ministrou palestra de saúde e destacando a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a importância do uso de preservativos. “Se proteger contra doenças é um ato responsável e necessário”, alertou. A apresentação também destacou cuidados para evitar o mosquito Aedes Aegypti, principalmente nesta época de chuva e sol e com a proximidade do versão.  “É preciso cuidar dos detalhes de nossas moradias. O maior vilão da dengue está dentro de casa”, disse. O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya, da ZiKa e da Febre Amarela urbana. Para evitar a proliferação dos mosquitos, o Distrito distribuiu hipoclorito de sódio para colocar em reservatórios de água que tem em casa.

Com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, a atividade também contou com a distribuição de cartilhas sobre a prevenção do diabetes e obesidade produzidas pelo órgão. Os materiais esclarecem dúvidas sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e destacam outras dicas fundamentais para evitar a diabetes tipo II. Para o servidor Ananias Aragão, da Gerência Imobiliária, a ação em comemoração ao Dia Nacional da Saúde foi importante para incentivar a equipe a cuidar mais da saúde. "Esse tipo trabalho nos incentiva a cuidar do corpo e da mente. Já estou de olho na próxima data", garantiu Ananias.